Como transmitimos valores aos nossos filhos

Paula“Ao transmitir uma mensagem a uma criança é preciso ter cuidado com as palavras e expressões escolhidas”

Por Paula Melgaço

(Sócia-fundadora da Clínica Base, graduada em Psicologia pela UFMG, Especialista em Relações Internacionais, Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes pela PUC-MG e Mestranda em Psicologia na PUC-MG. Referência da Clínica Base em projetos relacionados à adolescência e à tecnologia/mundo virtual.

Todos sabemos que a transmissão de valores não é uma tarefa fácil, especialmente considerando a sociedade em que vivemos: tradições e padrões éticos estão cada vez mais contraditórios e confusos. Por isso, ao transmitir uma mensagem a uma criança é preciso ter cuidado com as palavras e expressões escolhidas.

O exemplo a seguir ilustrará a tentativa de um pai de passar para seu filho a importância de ser forte e lutar para vencer na vida. “Brutalidade máxima”, ele diz!!. Ao deixar seu filho na escola todos os dias o pai repete:“Brutalidade máxima, filhão! Se cuida!” Esse é apenas um pai, como tantos outros, que tenta passar para seu filho valores que são importantes para ele, sempre pensando em seu bom desenvolvimento, de forma que ele cresça e consiga enfrentar os desafios da vida, que muitas vezes podem ser difíceis.

Todavia, a mensagem torna-se incerta e confusa, pois o filho toma a expressão, “brutalidade máxima”, somente no que concerne a sua vertente agressiva, e passa a bater nos colegas e a desrespeitar os professores de forma enérgica, bruta e hostil. Cada indivíduo entende o mundo de um modo peculiar, de forma que se eu digo algo com uma intenção não quer dizer, necessariamente, que você irá entende-la da forma como eu pensei. Assim, é preciso ter cautela quanto às mensagens que transmitimos aos nossos filhos, pois os valores que eles apreenderem irão nortear a forma como eles se posicionarão na vida e farão suas escolhas.

Um comentário em “Como transmitimos valores aos nossos filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s