4 motivos para estimular a leitura das crianças

unnamed (37)“A leitura é um habito que carrega muito benefícios. Quanto mais cedo as crianças forem estimuladas e ler mais intimidade elas terão com os livros. Os benefícios da leitura para crianças vão além da alfabetização e do letramento”

Por Luiza Pinheiro: sócia da Clínica Base, graduada em Pedagogia pela UFMG, Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes pela PUC-MG, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UEMG, e Mestranda em Psicologia pela UFMG. Referência da Clínica Base emprojetos relacionados à infância.

No mês de novembro Belo Horizonte recebeu a Bienal do Livro que contou com inúmeras atrações para crianças e jovens. A iniciativa de chamar a atenção desses púbicos para os livros é importantíssima.

A leitura é um habito que carrega muito benefícios. Quanto mais cedo as crianças forem estimuladas e ler mais intimidade elas terão com os livros.

Os benefícios da leitura para crianças vão além da alfabetização e do letramento. Assim, seguem 4 motivos simples para ler para uma criança:

1º – Ler para o bebê e para a criança fortalece o vínculo afetivo: a leitura é carregada de uma ludicidade que toca as questões que angustiam as crianças, assim, o momento da leitura envolve muitos afetos. Em cada história um sentimento diferente é suscitado e a partir daí a criança consegue elaborar melhor alguns sentimentos e pensamentos que a angustiavam. O vínculo entre o leitor e a criança se constrói nesse momento em que ela consegue entender algo sobre si mesma a partir das histórias contadas pelo adulto. Cada adulto conta uma história de um jeito e a criança pode se identificar com partes diferentes de cada um desses modos de contar. As histórias que mais trazem à tona questões que a criança está tentando elaborar são aquelas que elas sempre pedem para repetir. A repetição é muito importante na infância. É fazendo a mesma coisa várias vezes que a criança começa a aprender e a se desenvolver, e com as histórias, que são carregadas de conteúdo psicológico, não poderia ser diferente. O papel do adulto nesse momento é indispensável e o vínculo que se constrói é muito importante para a criança se sentir amparada.

2º – A leitura estimula a imaginação: é importantíssimo que a criança desenvolva sua capacidade imaginativa, pois assim ela se torna capaz de inventar suas próprias histórias. Com isso a criança desenvolve a habilidade de criar saídas para as situações difíceis da vida, desenvolvendo recursos psicológicos que serão importantes para a superação de desafios durante toda a vida. Além disso, ao desenvolver a imaginação a criança adquire a capacidade de se colocar na situação do outro, criando empatia com as pessoas, o que é um aspecto relacional importante que também irá acompanha-la até a vida adulta. Ter a imaginação aguçada traz benefícios, ainda, para o campo cognitivo. A criança aprende que é capaz de pensar e criar por ela mesma e assim desenvolve modos próprios de raciocinar e de compreender o mundo. Ao perceber que consegue de criar algo sozinha, e construir uma história, ou uma linha de raciocínio por ela mesma, a criança se sente mais segura de si e de suas habilidades, o que é muito importante para a construção da autoestima.

3º – Ler para uma criança pequena faz com que ela queira ler por conta própria no futuro: ao fazer leituras para bebês e crianças pequenas eles começam a se interessar pelo livro, inicialmente sua atenção se volta para as figuras e pelo ritual da leitura: sentar, mostrar o livro, passar as páginas, chamar atenção para as ilustrações, etc. À medida em que crescem e começam a compreender as histórias que são contadas a curiosidade deles aumenta, e quando percebem que as histórias contadas não saem da cabeça do adulto, mas estão representas alí no próprio livro, nas letras que ainda não conseguem ler, as crianças desenvolvem a curiosidade essencial para todo aprendizado. Vem então o desejo de aprender a ler para poder decifrar as letras presentes nas histórias que elas adoram e ouvem desde muito pequenas.

4º – A leitura aumenta o vocabulário: a leitura aumenta nosso vocabulário em qualquer fase da vida dependendo da escrita dos livros que escolhemos ler. Na infância, em que a criança está desenvolvendo a fala e começando a conhecer as palavras, não é diferente. Por isso é importante ler para as crianças em todas as fases do seu desenvolvimento. Ler um livro para bebês ajuda muito na aquisição de palavras simples e necessárias como água, papai, mamãe, o nome dos animais, etc. As crianças maiores que já possuem algum vocabulário podem aumentá-lo muito ao ler livros indicados para sua faixa etária. Ao começarem a escrever a leitura também é importante, não só pelo aumento no vocabulário, mas também, porque é o melhor modo de aprender e memorizar a escrita correta de cada palavra. Estimular a leitura e o interesse pelos livros é essencial, por isso levar as crianças para livrarias, eventos de contação de histórias e outros que envolvam a leitura é sempre muito positivo. Quem não foi à Bienal do Livro fique de olho nos próximos eventos literários da cidade, seus filhos irão adorar!

clinicabase.com

contato@clinicabase.com

Tel.: (31) 3223-9033

Rua Alagoas, 1460, sala 801 – Funcionários

Belo Horizonte/MG – CEP 30130-160

Anúncios

2 comentários em “4 motivos para estimular a leitura das crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s