Quem disse que Matemática vem de Marte?

“acredite, a matemática pode sim ser uma das   matérias preferidas do seu filho!”

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

MATEMÁTICA! Ler essa palavra, para algumas pessoas pode até dar um frio na espinha… Se perguntarmos a maioria dos alunos um adjetivo para matemática, muitos dirão CHATO, DIFÍCIL, COMPLICADO… Mas acredite, a matemática pode sim ser uma das matérias preferidas do seu filho!

Muitas vezes a dificuldade dos alunos com ela, surge da influência pessimista dos pais, estereotipando a disciplina ou agindo de forma negativa como “detesto a matemática” ou “eu era péssimo em matemática” ou ainda “matemática? Nem me pergunte que eu não sei!”

Como todos nós sabemos, a influência comportamental dos pais é primordial para construir a opinião dos filhos, o que vai ou que não vai gostar, o que vai ou não achar bonito…

No principal exame internacional de avaliação de estudantes, o Pisa, sigla para Programme for International Student Assessment, o Brasil ficou na lanterna no ensino de matemática, entre 41 países participantes, no teste realizado em 2003, e em 54o lugar, entre 57 países, em 2006. A prova avalia estudantes com 15 anos. Estudos com alunos brasileiros em outras etapas da vida escolar confirmam essa tendência. O último teste aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostrou que 80% dos alunos de 4a série, 87% dos de 8a série e 87,3% dos de 3a série do ensino médio não atingiram a pontuação mínima adequada. Ou seja, na média, um aluno da 8a série no Brasil não consegue analisar gráficos de colunas, acha difícil lidar com conversão de medidas e não tem a menor ideia de como efetuar cálculos de juros. Assustador, não é? Mas nem tudo está perdido! Comecemos agora a mudar esse conceito!

Primeiro de tudo, comece por entender (mostrar para o seu filho) que a matemática é plenamente aplicável em todos os ramos das ciências e que é imprescindível no dia a dia de todos os momentos de nossas vidas, mostre a ele sempre que precisar usar os números e quantas vezes no dia você faz isso (uffa! Várias vezes!), seja sempre um influência positiva, (não só na matemática).

Segundo, acompanhe seu filho, se você ainda não faz isso, comece a fazer! Participe de suas atividades escolares e não escolares, observe onde está a dificuldade na disciplina, e monitore isso junto com a escola de forma frequente!

Terceiro, se os resultados não tem sido bons, não se desespere tampouco castigue seu filho! Seja um parceiro dele, mostre que não será preciso esconder nada de você, pergunte a ele quais são as suas dificuldades, mostre-se sempre disposto a ajudar, a criança precisa sentir-se segura e saber que o pai/mãe vai apoiá-lo!

Abaixo seguem algumas dicas do COEENE – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação de materiais que podem ser usados para trabalhar a matemática:

  • Palitos de Fósforos,
  • Barbante,
  • Fita Adesiva Colorida,
  • Gincanas

O que vale mesmo é mostrar aos alunos que a matemática é a própria prática; é ação. Ela está em todas as formas e bastante inserida na vida de todos nós!

Foto: Mamães preocupadas com o desenvolvimento escolar de seus filhos, não se preocupem.Teremos novidade com o Grupo Coeene e suas dicas no âmbito escolar. Curtam também, https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

Um comentário em “Quem disse que Matemática vem de Marte?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s