Quem deve educar? É papel da Família ou da Escola?

gabi“É dentro do seio familiar que a criança aprende valores, o que é e como se deve utilizar o respeito, disciplina e outros conceitos passados dentro de casa”

Por Gabriella Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Primeiramente, é preciso entender que existe uma grande diferença entre educar e ensinar.

Educar é papel da família (pais, mães ou qualquer responsável que cuide da criança). É dentro do seio familiar que a criança aprende valores, o que é e como se deve utilizar o respeito, disciplina e outros conceitos passados dentro de casa. A essência familiar é um dos fatores determinantes na criação da personalidade social de uma criança.

Já a escola tem a função de ensinar, instruir, informar, disciplinar e mais que tudo, ensinar ao aluno o que fazer com o que se aprende. Os pais querem que a escola eduque seus filhos e as escolas querem que os pais eduquem e ensinem tudo, de forma que as crianças cheguem a escola preparados para absorver todo o conhecimento pedagógico, independente das distintas necessidades e formas de aprendizagem que cada aluno possua.

É primordial entender que cada qual tem o seu papel na construção educacional da criança, e que para que essa construção aconteça de forma qualitativa, as funções da família e da escola devem acontecer em conjunto, de forma que uma complemente a outra, atendendo sempre as necessidades da criança enquanto aluno. Um aluno não pode ter no professor a imagem de um pai/mãe que desdiz tudo o que é dito em casa e vice-versa. Escola e Família devem ter a mesma linguagem quanto aos conceitos e opiniões que serão criados na cabeça da criança como o “certo a seguir”, portanto, a escolha de uma escola que possa condizer com os princípios e valores de uma família e a participação dessa família na vida escolar do filho, são fatores primordiais para o início de uma educação de qualidade.

Coeene

Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

Anúncios

6 comentários em “Quem deve educar? É papel da Família ou da Escola?

  1. Achei o site discreto, rosa, sonhador e concordo plenamente com o texto de que a família é que transmitir valores, conceitos (quais) e disciplina. No entanto, pergunto o que significa a palavra educador? Não me lembro dessa palavra ter sido dirigida aos pais. Somente nesse texto. Acredito que a família e a escola devem sempre caminhar juntos e desenvolverem ambientes educativos. Agora, vamos supor que a instituição educadora acolha um jovem com grandes problemas familiares, ou seja, uma família toda desestruturada e não tão bonitinha como a que o texto propõe. A escola deve virar as costas para esse jovem e utilizar a palavrar “ensinar” com ele. Se existe diferentes formas de aprendizagem é porque existem diferentes indivíduos. A escola tem o sonho de acolher jovens educados, bem vestidos e que respeitem todas as regras. isso não existe mais.

    Curtir

    1. Concordo plenamente, a escola tem que entender cada situação individualmente, existe diversas situações sociais e a escola deve ter recursos para lidar com cada uma delas, as famílias já não são as mesmas , os pais já não tem o mesmo tempo para passa valores de maneira contundente, e a sociedade está mais dispersa.. então à escola deve aumentar sua contribuição na construção do cidadão suprindo um pouco da ausência do acalento família.

      Curtir

  2. COMO PROFISSIONAL DA AREA , CONCORDO. ATE POR FALTA DE COMPREENSAO EM ENTENDER A DIFERENÇA DOS PAPEIS DA FAMILIA X ESCOLA. O PROFESSOR CONTINUA REALIZANDO FUNÇOES INERENTES AO DA FAMILIA.
    O QUE ACABA POR TIRAR FORÇAS PROFISSIONAIS E AMENISANDO O PAPEL DOS VALORES FAMILIARES.
    LOGO DEIXO A DICA:
    INFORME – SE, VALORIZE – SE. TEMOS QUE MOSTRAR DE FATO NOSSA COMPREENSAO DE PROFISSIONAIS. TANTO PRO SISTEMA, QUANTO PRAS FAMILIAS.
    PSICOPEAGOGA CLINICA/ NEUROPSICOLOGA
    LESSANDRA V. MACATROZO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s