Meu filho não quer mais ir à escola, e agora?

gabi“É comum que algumas crianças já totalmente adaptadas ao ambiente e a rotina escolar apresentem um quadro de rejeição , quando isso acontece, é preciso ser investigado, pois são inúmeros fatores que podem causar essa aversão da criança a escola”

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

As férias acabaram. Seu filho brincou, descansou e se divertiu. Até então parecia normal, no entanto seu filho teima e dizer que não quer mais ir à escola. O que fazer nesta situação?

Primeiramente, é preciso antes de tudo manter a calma, pois isso é uma atitude que poderá ser resolvida sem muito alarde. É comum que algumas crianças já totalmente adaptadas ao ambiente e a rotina escolar apresentem um quadro de rejeição , quando isso acontece, é preciso ser investigado, pois são inúmeros fatores que podem causar essa aversão da criança a escola:

– Existe um período do desenvolvimento infantil em que a criança rejeita tudo, a chamada fase do NÃO. Nessa fase, a autoridade e firmeza dos pais devem se manter durante a explicação da importância de ir à escola dada aos filhos.

– Disfunções de caráter emocional que possam afetar a criança (a chegada de um irmãozinho, a separação dos pais, a perda de algum ente querido, brigas ou discussões).

– Algum transtorno ligado à fobia escolar. Nesse caso, se a rejeição persistir, um profissional deve ser procurado para tratar junto com os pais deste caso.

De modo geral, é primordial incentivar a ida à escola, mostrando a importância disso para o desenvolvimento da criança e para toda a vida dela. Orientar que, para a conquista de uma boa qualidade de vida, seja ela no emprego, na família ou em qualquer outra situação em que possamos viver, é preciso ter os conhecimentos adquiridos na escola.

Exponha também as suas próprias experiências como aluno, o quanto foi bom ter aprendido tudo que você aprendeu lá, demonstrando que foi o lugar mais apropriado para receber estes conhecimentos. É importante também que os pais participem das atividades escolares, para que assim, possam especificar a importância de cada atividade apresentada pela escola.

Coeene

Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s