Histórias podem mudar as histórias das nossas crianças.

Foto Professora Port

“A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação”

Por Juliana Souza

(Formada em Letras. Professora do Colégio da Polícia Militar do Recife e Colégio Atitude. Professora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação de Língua Portuguesa, Redação e Literatura.)

Relembrando o artigo anterior, as tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as tivéssemos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. desconhecidas… desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação. Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais Como faço para o meu filho gostar de ler?
Seguem as dicas do Coeene:

• Dê o exemplo e leia você também. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu modelo naturalmente.

• Deixe os livros à mão para ele folhear e inventar histórias. Livros têm de ser vividos, usados, não podem parecer objetos sagrados.

• Reserve um horário para a leitura e transforme em um momento de prazer. Aconchegue-se com seu filho, leia para ele, mostrando as palavras. Quando ele crescer, ajude-o na leitura.

• Frequentes livrarias e bibliotecas. Dê livros, gibis ou revistas de presente.

• Comente sempre o livro com ele. Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.

• Empreste livros para os amiguinhos dele. Estimule a troca e as conversas.

• Estimule atividades que usem a leitura – jogos, receitas, mapas.

Coeene

Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530,

Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

 

Anúncios

Um comentário em “Histórias podem mudar as histórias das nossas crianças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s