E as aulas voltaram!

gabi

…É na escola que passamos boa parte do dia, convivendo com outras pessoas que não são da nossa família, portanto, este tempo precisa ser prazeroso e de qualidade!

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

As férias acabaram! Logo a rotina de estudos e dedicação retornará. Tudo parece igual, mais um semestre se inicia e todos voltam para a escola, lá encontra as mesmas pessoas, os mesmos professores, os mesmos funcionários, os mesmos coleguinhas… Tudo do mesmo jeito, correto? Errado!

Procure pensar de maneira diferente, afinal, o período de férias serve também como um momento de “parada estratégica” para identificar onde se pode melhorar, tanto como aluno, quanto como pai/mãe. Para as crianças, muitas delas não consideram este momento de retorno como algo positivo, pois passaram um bom tempo descansando, brincando, se divertindo sem muitas obrigações. Porém, independente de elas estarem ou não concordando com a volta as aulas, deve-se mostrar a importância de retomar as atividades escolares, o quanto é bom estar de volta à escola, revendo colegas, contando como foram as férias e o mais importante: retomando o aprendizado, relevando sempre a importância de que nada que foi começado deverá ficar pela metade, e sim concluído, e que este ano é somente uma etapa de um caminho a ser percorrido.

Outro fator importante é sobre o sono. Se a criança passou as férias dormindo de madrugada e acordando quase na hora do almoço, comece agora o processo de readaptação. Noites mal dormidas afetam diretamente a atenção exigida da criança em sala de aula, bem como o seu bem-estar em geral. Segundo o professor de Biologia João Rafael Mendes “o sono é fundamental para o desenvolvimento de uma criança, é durante o sono que o corpo produz o GH – hormônio do crescimento, além disso, repõe as energias e melhora o nível de concentração”.

Para os pais, o momento de volta as aulas também é muito importante: use o resultado da criança no 1o semestre para se autoanalisar “Eu estou acompanhando meu filho como deveria?” “Eu reconheço os esforços e aprendizados do meu filho em seus estudos?” Este momento de reflexão com certeza irá fazer os pais analisarem a melhor maneira de ajudar a criança a ter um bom resultado na escola. Caso seja necessária a ajuda de um profissional, o Coeene estará a postos!

Bom Retorno a todos, pais e alunos!

Coeene

Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

 

Um comentário em “E as aulas voltaram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s