Como lidar com a mentira contada pelos filhos?

gabi“Vários são os motivos que levam a criança a mentir: o medo de repressão, do castigo, isenção de culpa, fuga da responsabilidade, melhora da autoestima ou para chamar a atenção dos pais”

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

A mentira muitas vezes é contada para esconder alguma coisa, ou simplesmente para chamar atenção.

A mentira é encarada pelos pais sempre com muita preocupação, porém vale salientar que, até os 5 anos de idade, a mentira das crianças é considerada normal, pois, nessa idade ela ainda não consegue discernir a fantasia do mundo real. A imaginação faz parte do desenvolvimento e serve de base para o pensamento lógico que um adulto tem.

A mentira intencional pode ser levada em consideração a partir dos 7 anos, onde a fase da realidade já é mais evidente no pensamento lógico da criança, e é a partir daí que os pais devem se preocupar.

Vários são os motivos que levam a criança a mentir: o medo de repressão, do castigo, isenção de culpa, fuga da responsabilidade, melhora da autoestima ou para chamar a atenção dos pais.

Outro Fator contribuinte para a mentira é o comportamento dos pais. Se o pai pede para o filho mentir ao telefone dizendo que não está em casa, ou quando deixa passar uma uma mentira contada pelo filho, está ensinando – o a mentir!

E como agir diante da mentira do filho?

O Coeene te dá várias dicas:

– Primeiro, é preciso saber a diferença do que é fantasia e o que é mentira, mesmo que a criança não entenda essa diferença.

– É prciso também deixar claro para ela que a desaprovação dos pais existirá diante da mentira e que a criança será admirada se ela sempre falar a verdade.

-Ao invés de punir ou castigar, antes, mostre sempre os benefícios de sempre falar a verdade, e os prejuízos da mentira, punir ou castigar podem gerar mentiras futuras como forma de se “safar” da punição ou castigo.

Quando a mentira se torna frequente na criança estendendo-se muito além dos 7 anos, os pais devem procurar uma ajuda profissional para entender o porque desse comportamento e receber as orientações necessárias para lidar com esse tipo de conflito. Isso porque a frequência da mentira muito após os 7 anos de idade pode gerar sérios problemas.

Contudo, na maioria das vezes a “imaginação fértil” das crianças indica um crescimento saudável, e um bom desenvolvimento da criatividade, mas é importante acompanhar com atenção.

Coeene

Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

Um comentário em “Como lidar com a mentira contada pelos filhos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s