ATENÇÃO: Tecnologia com Ciência sem censura, pode causar danos na vida do seu filho.

“O mau uso da tecnologia na educação pode ser um grande agravante no processo de desenvolvimento da criatividade e da síntese de informação”

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

O excesso de tecnologia no ensino da ciência nem sempre é positivo… Ele pode sim (e muito!) atrapalhar no ensino da Ciência!

Imagine uma aula sobre a fauna e flora Brasileira, tão rica e diversificada numa reserva florestal, onde é possível tocar, ver de perto, sentir o cheiro, as cores, as texturas o movimento das plantas e dos animais… ou ainda uma observação de uma célula humana no microscópio… Pensou? Agora imagine essa mesma aula ilustrada num tablet, uma lousa interativa ou mesmo numa tela de computador… Percebeu a diferença? Os professores de ciências com certeza vão dizer: Claro que sim!

Pois bem. Todos nós sabemos da importância da tecnologia no ensino regular, sabemos o quanto ela tem se tornado cada vez mais presente no ambiente educativo integrando o seu uso aos conteúdos didáticos, porém não é sempre que isso acontece de forma coerente. O mau uso da tecnologia na educação pode ser um grande agravante no processo de desenvolvimento da criatividade e da síntese de informação.

Atualmente a maioria da população brasileira esta informatizada ou passando por um processo de informatização, ou seja, é cada vez mais comum um computador na casa do cidadão brasileiro. Isso esta acontecendo, pois o computador deixou de ser um equipamento exclusivamente profissional e passou a ser importante no uso doméstico.

 Mas essa explosão tecnológica também acarreta em problemas relacionados com o despreparo dos usuários ou com a falta de infraestrutura para aplicar tais recursos. Com a introdução da tecnologia na educação esses problemas começam a refletir na formação social, educacional e profissional e se não forem tratados podem causar danos maiores no futuro.

Os mais afetados por este boom tecnológico são as crianças e jovens, que pela falta de supervisão dos pais ou por mera procrastinação (vão deixando pra lá…) preenchem os horários destinados ao estudo com todas as distrações que o computador e a internet podem proporcionar. Contando também que a relação entre o aluno/professor é prejudicada, pois pode haver um distanciamento entre eles devido a um uso excessivo de meios tecnológicos para apoiar o ensino.

A dica do COEENE dessa semana é:

– É importante que o seu filho tenha contato com a tecnologia, mas não em excesso, e de acordo com a idade dele, é preciso existir uma “censura”. Acompanhe de que forma ele usa a internet, se usa para estudos, pesquisas, para jogar, uso de redes sociais e principalmente, o tempo em que ele fica na frente do computador. Caso não haja uma intervenção, essa criança/jovem ficará habituada a usar o computador para tudo. Mostre a importância da tecnologia, mas incentive a pesquisa no livro, os passeios e atividades ao ar livre e principalmente, enfatize a importância da vivência nas atividades extraclasse fornecidas pela escola do seu filho.

Foto: Mamães preocupadas com o desenvolvimento escolar de seus filhos, não se preocupem.Teremos novidade com o Grupo Coeene e suas dicas no âmbito escolar. Curtam também, https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

3 comentários em “ATENÇÃO: Tecnologia com Ciência sem censura, pode causar danos na vida do seu filho.

  1. Que matéria maravilhosa Gabriella Torres! Acredito que a convivencia como os meios tecnologicos sao importantes mas devem ser realizados com cautela e coerencia. Os jovens de hoje, habituados a internet, nao pesquisam mais em livros e nem buscar vivenciar na pratica os assuntos explanados em sala de aula. O resultado disso são individuos limitados, com pouca criatividade e com uma socialização apenas mediada pelos meios de comunicação tecnológicos e pessoas cada vez menos conscientes dos limites sociais que devemos ter para uma boa convivência. Adorei a dica do Coeene para os pais! Educar é estar sempre junto e construir junto com o filho!

    Curtir

  2. Obrigada Yonara! Esse é o objetivo do Coeene, mostrar sempre a melhor opção para um resultado positivo nos estudos! Que bom que você gostou do artigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s