As férias chegaram, e agora?

gabi“É importante lembrarmos que as férias são um ótimo período para que pais e filhos divirtam-se juntos, pois a participação dos pais nas atividades desse período é fundamental, mostrando para a criança que ela é amada e que estar junto dela significa alegria e prazer e não mais trabalho e preocupação”

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Férias de Julho é pausa quase necessária para as crianças. É tempo de dar um intervalo nos estudos e se divertir. Chegou aquele momento que muitos pais ficam em dúvida… O período das férias. É importante lembrarmos que as férias são um ótimo período para que pais e filhos divirtam-se juntos, pois a participação dos pais nas atividades desse período é fundamental, mostrando para a criança que ela é amada e que estar junto dela significa alegria e prazer e não mais trabalho e preocupação.

O ideal é que pelo menos um dos pais tire férias no mesmo período dos filhos por uma semana ou mais, para que a interação e o momento de participação no convívio com a criança estejam encaixados. Porém, sabemos que nem sempre isso é possível…

Se não existe essa disponibilidade, certifique que seu filho ficará com alguém de sua confiança e que ele também se ocupará, em alguns momentos, com atividades interessantes e animadas. Pode-se recorrer a algumas alternativas como as colônias de férias, acampamentos ou excursões; porém todo cuidado deve ser tomado, porque essas atividades devem ser prazerosas primeiramente para as crianças, as quais são as primeiras interessadas.

Procure as colônias de férias que já possuam certa experiência para que esse momento não se torne um pesadelo. Portanto, o ideal é conversar com elas sobre o assunto, buscando levantar quais alternativas seriam mais agradáveis. Dê preferência a passeios ao ar livre, andar de bicicleta, pique nique (quando não nos períodos de chuva), e passeios culturais como teatros e livrarias (relembrando sempre a importância da leitura dita no artigo anterior), E claro, se puder, aos finais de semana, não deixe de compensar a sua ausência, um passeio em família será muito bem aproveitado e a criança terá o tempo que precisa com seus pais.

Se você for ficar em casa com seu filho procure ocupar o tempo com atividades que façam ele se desenvolver, como por exemplo, criar receitas novas para lanches ou fazer um mini show, onde a criatividade será extremante estimulada! Faça-o também se sentir útil, como ajudar com alguma tarefa de casa, pois assim ele já vai aprendendo algumas responsabilidades e isso o ensina a entender que a sua ajuda é muito importante para sua família.

Com as crianças menores de cinco anos, atividades que requerem distância dos pais por um período maior que um dia não são aconselháveis, pois elas ainda são muito dependentes, inclusive emocionalmente. Não havendo alternativa, tente as possibilidades de deixar na casa de parentes (tios, avós) mais próximos, assim, a criança estreitará o vínculo afetivo com outras pessoas, e ainda voltará para casa cheia de experiências novas dadas por alguém de sua confiança! Quando ele chegar em casa, pergunte como foi o passeio, para onde foi, o que viu, o que achou mais interessante, assim você mostrará ao seu filho que você se importa (claro!) com o seu bem estar!

Por fim A dica do Coeene é:

Use a sua criatividade! Ninguém melhor do que VOCÊ para saber o que seu filho gosta!

E se não souber, descubra com ele, isso é ser Mãe!

CoeeneSobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

Anúncios

Um comentário em “As férias chegaram, e agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s