A primeira vez do meu filho na escola: A nossa primeira vez!

gabi“Estudos recentes apontam que, quanto mais cedo à criança for para a escola/hotelzinho, mais fácil e rápida será a sua adaptação e independência”

Por Gabriela Torres

(Pedagoga, coordenadora pedagógica e diretora do Espaço Coeene – Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Passado o período de férias, vem o momento de reorganizar a rotina, mas na rotina do seu filho não incluía outras crianças e uma professora…! É a primeira vez que ele vai à escola! O que fazer? Como agir diante dessa situação tão importante e dolorosa para ambos (pais e filhos)?

O processo de acompanhamento destes primeiros momentos é chamado de adaptação. Essa adaptação é um processo gradativo, cansativo e pesaroso, porém satisfatório quando são respeitados os limites da criança perante esse novo desafio a ser enfrentado. Muitas vezes, os pais também ficam angustiados, com o sentimento de culpa por ter de deixar os filhos na escola/hotelzinho tão cedo. Porém, para alívio desses pais, estudos recentes apontam que, quanto mais cedo à criança for para a escola/hotelzinho, mais fácil e rápida será a sua adaptação e independência (você perceberá isso rapidinho).

Ainda sobre a adaptação, os pais também precisam passar por esse momento, desta forma aprenderão a perceber o crescimento e evolução dos seus filhos. Neste período, o momento mais sofrido (acredite, o pior é para os pais!) é a hora de deixa-lo sozinho. Evitar ao máximo permanecer por um longo tempo no ambiente escolar junto com a criança fará com que ela perceba que ali é um ambiente novo, de novas descobertas e que ele terá de aprender a explorá-lo sozinho, então dois ou três dias é o mais indicado como tempo de permanência para que a criança se familiarize com professoras, auxiliares e novos coleguinhas.

Obs: É importante que, sempre que chegar a hora do pai/mãe sair e tiver de deixar o filho, se despeça da criança, em nenhuma hipótese saia escondido de perto dela, diga sempre que está indo, mas que irá voltar para buscá-la.

Parece difícil, mas agindo desta forma ela criará confiança em você e nas suas palavras, e entenderá que ali ela poderá se sentir protegida e acolhida, e não irá achar que você simplesmente sumiu.

Seguem Abaixo mais algumas dicas:

– Em primeiro lugar, é preciso procurar uma escola/hotelzinho de confiança, e essa confiança precisa ser transpassada para o filho. Pesquise, procure boas referências, converse com outros pais sobre sua escolha.

– Seja parceiro da professora e de toda a equipe pedagógica da escola do seu filho, não haja como se só você soubesse como lidar com ele, agindo assim seu filho não terá confiança na escola porque você não confia!

Coeene

Sobre o Coeene (Centro de Orientação Educacional e Estudos Norte Educação)

Localizado na Avenida Beberibe, nº 3530, Espaço Cultural – Condomínio João Paulo II – Cajueiro – Recife/PE

Fone: (081) 9558-3600, (081) 8431-9274 e (081) 8526-0760

Endereço Fan Page: 

https://www.facebook.com/pages/Coeene/1445623372325816?fref=ts

 

 

Um comentário em “A primeira vez do meu filho na escola: A nossa primeira vez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s