Pré-Natal Odontológico – Os cuidados com a saúde bucal do Bebê (PARTE 3)

Nos 02 posts anteriores, nós conversamos um pouco sobre o Atendimento Odontológico à Gestante, e sobre a Consulta de Orientação da Futura Mamãe

(Vc pode acessar o primeiro post clicando aqui – Parte 01).

O objetivo do Pré-Natal Odontológico é oferecer à futura mamãe as orientações e cuidados com sua saúde bucal durante a gestação e auxiliá-la a realizar de maneira simples e eficaz os cuidados com a saúde bucal do seu bebê.

Para isso, nessa consulta orientamos e tiramos muitas dúvidas das mamães, como por exemplo:

Quais são as possíveis alterações bucais que o um bebê pode apresentar ao nascimento?

bebe

As alterações que podem aparecer nos recém – nascidos e que toda mamãe e papai deveriam saber são: “Língua Presa”: O freio da língua (“pelinha” que fica embaixo da língua) está encurtado ou mais anteriorizado. E esta alteração pode até mesmo atrapalhar a Amamentação, por isso, atualmente é realizado o Teste da Linguinha, para diagnosticar o mais cedo possível e solucionar o problema.

A (O) Odontopediatra tem conhecimento e pode realizar o procedimento para liberar a Linguinha Presa !!

bb

 

Dente Natal: o bebê nasce com dente já erupcionado na boca…..Isso mesmo! Provavelmente irrompeu no útero.

OU

Dente Neonatal: o dente aparece na boca do bebê durante os 30 dias de vida.

Os Dente Natal ou Neonatal precisam SEMPRE ser avaliados pela (o) Odontopediatra para o Acompanhamento e se necessário Tratamento (até mesmo a remoção do dentinho), pois, as vezes estão molinhos e há risco do bebê ASPIRAR!!! Muito sério!!!!

pérola

 

Pérola de Epstein: são pequenos cistos arredondados, esbranquiçados que aparecem no “céu da boca“ (palato). Desaparecem espontaneamente.

 

born

 

 

Nódulo de Bohn: são nódulos múltiplos que aparecem no rebordo (“frente e atrás” do rebordo).

 

 

 

Querida família, essas são algumas alterações que podem estar presentes nos bebês,caso o seu bebê apresente alguma dessas alterações, a(o) Odontopediatra saberá lhes orientar e se necessário realizar algum procedimento. O fundamental é sempre fazermos o Acompanhamento dos filhos desde bebês.

Ref fotos: http://newborns.stanford.edu/PhotoGallery

Uau…quanta situação diferente, não é mesmo! No próximo post teremos a continuação das principais dúvidas da consulta do PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO. 

Se você tiver alguma dúvida que não foi esclarecida, envie um email para heloisavalmeida@yahoo.com.br. Bjs e até o próximo texto!!

Odonto

 

Dra. Heloisa Viana de Almeida (CROSP 102.387)

Instagram: @odontopediatria.lover

Email: heloisavalmeida@yahoo.com.br

Para as mamães que tiverem alguma sugestão de tema e/ou alguma dúvida o email da Dra Heloisa é :heloisavalmeida@yahoo.com.br

Anúncios