Odontopediatria – O Atendimento Odontológico dos Pequeninos

LogoPediatraOdontopediatria – O Atendimento Odontológico dos Pequeninos

Olá pessoal do blog Feito para Mãe!

A partir desse mês teremos uma coluna especial sobre cuidados da saúde bucal da gestante, dos bebês, das crianças e dos adolescentes.

Nossa colaboradora será a Dra. Heloisa Viana de Almeida, Especialista em Odontopediatria, pela Universidade de São Paulo. Para vocês conhecerem mais sobre ela, fizemos algumas perguntas !!

Dra. Heloisa, por que você escolheu a Odontopediatria?

Eu me apaixonei pela Odontopediatria na Graduação, a cada clínica, fui tendo a certeza que, cuidar dos pequenos além de ser divertido era muito especial. Por isso, assim que terminei a Faculdade, já iniciei os estudos na Especialização e tenho me dedicado desde então, exclusivamente ao atendimento dos pequenos.

Qual a diferença de um Odontopediatra, para um Dentista “que atende crianças”?

Ambos são Cirurgiões Dentistas, porém o profissional especializado em Odontopediatria, se aprimorou no estudo da CRIANÇA (comportamento, aspectos psicológicos, desenvolvimento ósseo, medicações, materiais e tipos de tratamento mais específicos, …) Enfim, os pais devem saber que não é apenas ter uma sala colorida e bem decorada, atender crianças com qualidade requer muito estudo e dedicação.

Quais as novas tecnologia que existem para ajudar o atendimento das crianças?

Existem algumas tecnologias, dentre elas, as que eu acredito que auxiliem mais são: a Anestesia Computadorizada e o Óxido Nitroso.

Quando realizamos a Anestesia Computadorizada, a criança é anestesiada (local), mas não há aquela reclamação pela sensação de dormência. Isso porque, só o dente que é tratado é o que anestesiamos. Temos um resultado muito bom no nosso dia –dia.

O Óxido Nitroso (Sedação Consciente) é INALADO e é indicado para os pacientes que são muito ansiosos, que tem muito medo. A criança é monitorada o tempo todo com um Oximetro e o procedimento é Seguro. O profissional que controla a sedação deve ser Habilitado.

Qual o momento devemos iniciar os cuidados com a saúde bucal das crianças?

Os cuidados devem ser iniciados desde a GESTAÇÃO. Atualmente, recomendamos que a futura mamãe faça o PRÉ NATAL ODONTOLÓGICO (que são as consultas de acompanhamento e prevenção, realizadas durante o período da gestação). Este acompanhamento, tem como objetivo: devolver e/ou manter a saúde bucal da gestante, orientá-la sobre a formação dos dentes do bebê; aleitamento materno; freio lingual; sucção, e outros assuntos que geram muitas dúvidas para as futuras mamães.

E quando deve ser realizada a primeira visita a Odontopediatra?

A partir do nascimento do primeiro dente, recomendamos fazer a primeira visita, para que a mamãe seja orientada sobre como realizar a higiene, alimentação e os hábitos. Porém, caso a mamãe tenha alguma dificuldade na Amamentação é recomendado que faça a consulta, pois o bebê, pode ter o FREIO LINGUAL “CURTO”.

E no dia-dia, qual é a principal dificuldade que as mães enfrentam e relatam nas consultas?

Essa é fácil rsrs…..É a dificuldade para escovar os dentes do bebê/criança!!! Principalmente quando da idade de 1ano 6m – 3 anos. Mas, durante as consultas a mamãe recebe orientação de posição de escovação, escovas diferenciadas , pois, a Orientação é Individualizada e de acordo com a necessidade da criança. E acredite…..esse processo começa a ser facilitado!!

Odonto

Para as mamães que tiverem alguma sugestão de tema e/ou alguma dúvida o email da Dra Heloisa é : heloisavalmeida@yahoo.com.br

Dra. Heloisa Viana de Almeida CROSP 102.387

Graduada e Especialista em Odontopediatria (USP)

Instagram: @odontopediatria.lover

Email: heloisavalmeida@yahoo.com.br