O Pilates e a gestante

imagesPor Ana Rosa Braga de Lira. Fisioterapeuta formada pela UFPE em 2005 e instrutora de pilates pela Physio Pilates desde 2006, com certificado internacional pela Polestar Education.

A gravidez é um momento de mudanças emocionais, hormonais e físicas para a mulher. Nesse período, há uma maior frouxidão e alongamento das articulações, no intuito de preparar a pelve para o parto. Por ser um programa de atividade física que possui movimentos calmos, controlados e fluidos, promove bem-estar e qualidade de vida durante a gestação oferecendo menor risco possível ao feto. A atividade só deve começar após o consentimento médico. Durante a gravidez praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a gestante, como mais energia, melhora da postura, controle do peso, prevenção e também alívio das dores.

A prática de PILATES durante a gestação atenua as mudanças posturais provocadas pela alteração do centro de gravidade; alivia e previne dores comuns gravidez, como as dores lombares, fortalecendo essa musculatura e melhorando a sua flexibilidade; previne cãibras; reduz os edemas dos braços e pernas, favorecendo a melhora do retorno venoso; prepara o corpo para o parto com o fortalecimento do períneo e abdome; Além disso, ajuda no controle de peso. Após o parto os exercícios são fundamentais para acelerar o retorno do corpo ao que era antes da gravidez.  Exercícios realizados no Pilates, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal.

beneficios-pilates-gravidez-pilates4u-vila-mariana

O pilates ajuda a diminuir os edemas (inchaços) comuns da gravidez, período em que o organismo retém mais líquido. Tenha uma gestação saudável, pratique pilates!

Agende uma aula experimental e conheça os seus benefícios!

ar-pilatesAR Studio Pilates

Endereço:  Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, n 2761, Casa Caiada – Olinda.

WhatsApp: (81) 997186061

Contato: (81) 987259015

Responsável técnica: