Tem problema se a criança for vegetariana?

marcelohQuando se fala em dieta vegetariana para uma criança, ou até mesmo um bebê, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o problema que terão devido a deficiência de vitaminas. E realmente, se elas não forem compensadas, podem existir.

Até mesmo aqueles que seguem a dieta vegetariana por muitos anos, quando se tornam pais, procuram ajuda de um profissional qualificado para que seus filhos não desenvolvam carências nutricionais.

Para que a dieta vegetariana seja realmente saudável é preciso identificar qual o padrão alimentar do vegetariano e planejar apropriadamente uma dieta individualizada.

De acordo com o parecer do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3), as dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida.

Esses padrões variam de maneira considerável. Os ovo-lacto-vegetarianos consomem verduras, legumes, oleaginosas, frutas, cereais, leite, laticínios e ovos enquanto que excluem carne, peixe e aves. Já o vegano ou vegetariano total, exclui também produtos derivados de origem animal como leite, laticínios e ovos. Mesmo dentro desses padrões, pode haver variação na extensão de quais alimentos são evitados.

Caso estejamos falando de um bebê, é recomendável que a criança seja amamentada de no mínimo 6 meses até cerca de 12 meses, sendo possível estender ainda mais este período, visto que o leito materno contém todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento na primeira infância.

A partir do início da alimentação sólida, os nutrientes que merecem atenção em uma dieta vegana infantil são a vitamina B12 (encontrada em alimentos fortificados ou suplementos), o ômega-3 (encontrado no óleo de linhaça), a proteína (encontrada nas leguminosas e nas castanhas), o ferro (abundante nas frutas, vegetais verde-escuros, no melado-de-cana, nas castanhas e nas leguminosas) e o cálcio (encontrado nas mesmas fontes de ferro, basicamente).

FOTOGRAFIA: Acervo Pessoal

FONTE:

http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=244&cat=12

http://www.minhavida.com.br/familia/materias/16742-criancas-tambem-podem-ser-vegetarianas

http://uptolisbonkids.com/2014/05/03/uma-alimentacao-vegetariana-pode-ser-adequada-para-criancas/

http://www.nutriveg.com.br/desnutriccedilatildeo-em-crianccedilas-veganas.html

http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/veja-como-manter-o-equilibrio-alimentar.html

Um comentário em “Tem problema se a criança for vegetariana?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s