Problemas Respiratórios e a Natação

Há cada dia que passa, com o crescimento das grandes e pequenas cidades, o mundo está cada vez mais poluído. Além dos efeitos estufas, que vem proporcionando cada vez mais mudanças climáticas e alimentações cheias de corantes e agrotóxicos. Resumindo, nada mais é como o tempo de nossos avós. Com isso, As alergias vêm se agravando significativamente. E com elas, temos a bronquite aguda e crônica e a asma, muitas vezes hereditária. Após longos estudos, foi constatado que a natação é um santo remédio, para quem sofre desse mal. A criança que pratica natação tem o sistema imunológico mais fortalecido pois desde cedo é submetida a mudança de temperatura, sua capacidade de desenvolver anticorpos aumenta, favorecendo sua resistência, pois auxilia na expansibilidade dos pulmões e no desenvolvimento da musculatura respiratória.

A natação é um exercício saudável que é bem tolerado por asmáticos porque induz broncoconstrição menos severa do que outras modalidades de atividade física, quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, mexer o corpo ainda aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea. Esse efeito protetor da natação provavelmente resulta da alta umidade do ar inspirado no nível da água, o que reduz a perda de água pela respiração e possivelmente diminui a osmolaridade do muco das vias aéreas. A posição horizontal do corpo durante a natação também pode exercer um papel nisso ao alterar a rota respiratória e, portanto, produzir menos resistência das vias aéreas do que outros esportes.

Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração Assim, a natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida.

FOTOGRAFIA: Arquivo Pessoal

FONTE:

http://scholar.google.com.br/scholar?q=problemas+respiratorios+e+nata%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ei=EimPU7PLCpKCqga23oLYCA&ved=0CCMQgQMwAA

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/05/natacao-e-esporte-mais-indicado-para-tratar-e-curar-problemas-respiratorios.html

http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/13049-exercicios-mais-indicados-para-quem-tem-complicacoes-respiratorias

 

 

 

 

2 comentários em “Problemas Respiratórios e a Natação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s