Será que estou grávida?

exameA espera de um bebê é um momento mágico na vida das mulheres. Mas é verdade que, muitas vezes, a gravidez pega algumas delas de surpresa! Quando a mulher engravida, seu corpo inicia uma série de transformações para facilitar a interação entre o metabolismo da mãe e do bebê. Devido a esse fato, começam a surgir os sintomas de gravidez, que variam muito de pessoa para pessoa.

A suspeita de gravidez existe quando a mulher apresenta um leque de manifestações clínicas que serão descritas abaixo.

Antes de seguirmos, é importante salientar que os sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Na verdade, a mesma mãe pode ter sinais e sintomas completamente diferentes entre duas gravidezes distintas. Os sintomas da gravidez também podem variar em sua intensidade, frequência e duração.

Os principais sintomas da gravidez são:

  • Menstruação atrasada
  • Inchaço nas mamas
  • Cansaço e fadiga
  • Náusea e enjoo, principalmente pela manhã
  • Dores nas costas
  • Dores de cabeça
  • Urina frequente (já após a sexta semana)

Basta a menstruação de uma mulher falhar um mês, ela se sentir enjoada, ficar com mais sono ou mais fome do que o normal ou tudo isso junto para alguém logo dizer que ela está grávida. Se a suspeita se confirmar, ela sabe que possivelmente vai apresentar nos próximos nove meses outros sinais que indicam que há um bebê se desenvolvendo no seu útero, o inchaço dos pés, por exemplo. Mas existem alguns que dão as caras em número menor de gestantes e, por isso, não são conhecidos por muita gente. Faz parte da turma que está preparando o enxoval da maternidade? Então conheça a lista dos sintomas que provavelmente estarão presentes na sua rotina e aqueles com os quais você corre um risco menor de lidar, mas que nem por isso são menos importantes.

1 – PEQUENO SANGRAMENTO VAGINAL

Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar.

Como esse sangramento costuma ocorrer próximo ao período em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o tratam como uma menstruação que veio fraca e nem desconfiam que este é o primeiro sinal da sua gravidez.

A implantação do ovo no útero é apenas uma das várias causas de sangramento vaginal na gravidez. Mais de 20% das grávidas apresentam algum sangramento vaginal no primeiro trimestre de gestação.

Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação diferente da usual, fique atenta, pois este pode ser um sinal de gravidez inicial.

O endométrio, camada interna do útero se descama quando naquele mês não houve gestação, o que causa a menstruação. Se a mulher engravida, é no endométrio que o embrião irá se implantar e se desenvolver, portanto não ocorre esse sangramento mensal. Portanto, não menstruar é o primeiro e mais clássico sintoma de gravidez.

2. Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes

Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que você esteja grávida. O escurecimento pode também indicar algum desequilíbrio hormonal, ou ser efeito de uma gravidez anterior. Se as veias dos seus seios, mãos ou pés estão aparecendo demais, pode ser sinal de gestação (ou pode ser que você esteja acalorada!), desde que junto com algum outro sintoma da lista.

3. Inchaço abdominal

O inchaço abdominal também é um dos primeiros sintomas de gravidez e ele também é causado pelas intensas alterações pélvicas que estão acontecendo. O aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino são os maiores causadores deste leve inchaço abdominal, que para algumas pode passar desapercebido. Por volta das 7 semanas de gestação a parte de baixo do umbigo começa a ficar dura.

4.Tonturas e sonolência

Esses sintomas de gravidez podem acontecer devido às mudanças naturais que acontecem em todo o sistema cardiovascular da mulher. Apesar de mais comuns no começo da gestação, tanto a sonolência quanto as tonturas também podem aparecer no terceiro trimestre.

As principais alterações no sangue induzidas pela gravidez incluem um aumento no trabalho do coração, retenção de sódio e água (levando a expansão do volume de sangue) e diminuição da pressão arterial sistêmica. Essas mudanças começam no início da gravidez, atingindo o seu auge durante o segundo trimestre, e, em seguida, mantem-se relativamente constantes até o parto. Elas contribuem para o crescimento ideal e desenvolvimento do feto e ajudar a proteger a mãe contra os riscos de parto, tais como hemorragia. Mas podem causar alguns inconvenientes como tontura, mal estar, cansaço, sono, principalmente no primeiro trimestre.

Acho importante que sempre sejam notificadas ao seu obstetra, pois no caso de não melhorarem ou forem intensas, o ideal é fazer uma investigação para detectar outros tipos de problemas mais graves, como labirintite e outros.

5. Aumento da frequência urinária e urgência para urinar:

a mulher começa a ir mais vezes ao banheiro e as vezes tem a sensação de urgência urinária, ou seja, parece que vai urinar imediatamente, como se fosse urinar na roupa se não chegar rápido ao banheiro.

6. SENSIBILIDADE NAS MAMAS:

a mulher grávida pode ter uma sensibilidade maior nas mamas, é uma espécie de dolorimento ao toque ou pressão, pode aparecer como um formigamento ou como uma sensação de inchaço, algumas vezes o inchaço é real e não só uma sensação;

7. Náusea e enjoo matinal

“São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação”, explica Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.

8. Dor de cabeça

É mais um sintoma que não é regra: pode acontecer devido ao aumento repentino de progesterona no corpo da mulher e costuma acontecer logo nas primeiras semanas.

FONTE:
http://brasil.babycenter.com/os-10-maiores-sintomas-de-que-voc%C3%AA-est%C3%A1-gr%C3%A1vida#ixzz3VK6KPj6U

Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida

http://www.tuasaude.com/10-primeiros-sintomas-de-gravidez/

http://medicoresponde.com.br/sintomas-de-gravidez/

http://redemaesdeminas.com.br/como-saber-que-pode-estar-gravida-os-primeiros-sintomas/3336

Anúncios

Um comentário em “Será que estou grávida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s