Qual a posição ideal para o bebê dormir?

banner234x180_2Assim que tive o meu filho, uma das minhas preocupação era de como colocá-lo para dormir. Principalmente porque, ele nasceu prematuro. Inicialmente, muita gente achava uma preocupação pouco importante. Mas, ao ler sobre o assunto, percebemos o quanto esta preocupação é essencial para garantir a saúde dos nosso pequenos, durante o sono.

Nos primeiros dias de vida, nossos bebês passam muito tempo descansando. Apesar de não percebermos, é nesse sono que acontecem importantes processos hormonais e neurológicos necessários para seu desenvolvimento físico e emocional. Devido a isso, a posição de como eles dormem, é de extrema importância para evitarmos problemas futuros, como a morte Súbita. Muito comum entre bebês de 0 a 1 ano.

Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê em posição correta para dormir pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, a posição recomendada para deitar o seu bebê no berço é de barriga para cima e com as costas bem apoiadas sobre uma superfície ao mesmo tempo firme e suave.

A própria Pastoral da Criança e o UNICEF, indicam a posição. De acordo com eles, isso tem explicação: o bebê que dorme de lado ou de bruços respira o mesmo ar que expira, isto é, o bebê inala um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, realizando uma asfixia, onde o bebê fica sem oxigênio podendo chegar ao óbito.

Muitas mães têm medo de colocar o bebê dormindo de barriga para cima, pois podem engasgar com o próprio vômito.Mas, muitos profissionais, preferem que o bebê esteja sujeito a sofrer engasgamento do que correr risco de morte. Alegando que, ao engasgar, ele tem o reflexo da tosse, que logo chama a atenção dos pais. Já inalando um ar rico em gás carbônico, o bebê está sujeito a morrer “silenciosamente”.

É conveniente que o espaço onde descanse seu bebê não tenha outros objetos que possam ficar muito próximo ao rosto e assim dificultar a respiração, como bonecos, protetores acolchoados, etc.

Mas, não se preocupem, quando ele aprender a se virar, por volta dos 5 meses, ele mesmo vai escolher o jeito que mais gosta. Só para lembrar, o bebê não precisa de travesseiro. A não ser os que têm refluxo, que devem dormir com a cabeceira do berço elevada.

FONTE:

http://www.pampers.com.br/artigos-cuidados-dicas-bebe-dormindo

http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/saiba-mais-136?id=1534

http://bebe.bolsademulher.com/0-a-1-ano/materia/qual-a-melhor-posicao-para-o-bebe-dormir

http://www.papodemae.com.br/2012/03/50-duvidas-sobre-o-primeiro-ano-de-vida.html

 

.

Um comentário em “Qual a posição ideal para o bebê dormir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s