Como dar banho no bebê.

ErickUma das maiores dificuldades que os pais enfrentam nos primeiros dias de vida do bebê é o banho. Para os bebês, o banho é uma volta ao tão conhecido ambiente líquido, mas para os pais, com aquela criaturinha frágil, se mexendo, chorando, é uma prova de equilíbrio e coragem, pois o medo maior é de deixar o bebê escorregar ou se afogar.

São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que entre água e sabão nos olhos do bebê, e outras mais.

Essa insegurança dos pais é comum. Além de ser uma experiência totalmente nova para eles, entra o medo de lidar com um bebê numa situação que exige certas habilidades.

Mas, não se preocupem, com a rotina diária, o banho passa a ser um momento muito agradável entre ambos. Inicialmente, como o bebê ainda está com o coto umbilical do bebê (dez dias a três semanas após o nascimento), é melhor usar uma esponja macia de banho para evitar que o coto seja molhado.

A banheira ideal para o banho de um bebê, é a banheira onde a mãe se sinta confortável. Que não a exija que se ajoelhe ou se incline desconfortavelmente sobre o bebé, permitindo um menor controle dos seus movimentos.

O próximo passo é de reunir todos os acessórios de banho necessários. Prepare tudo que vai precisar com antecedência: toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, roupas limpas. Trazendo assim, uma maior segurança para a mãe e o bebê. Em momento algum, o deixe só.

Antes de começar o banho, o ideal é verificar a temperatura da água, introduzindo o punho. A água deve estar tépida na sua pele, mas nunca a queimar. A temperatura recomendada é de cerca de 37°C*.

Em seguida, coloque o bebê na água, começando pelos pés, usando uma mão para apoiar o pescoço e a cabeça. Verta regularmente copos de água do banho sobre o bebé, para que não fique com frio. Use bolas de algodão umedecidas em soro fisiológico para limpar os olhos e a cara. Quanto aos genitais do bebé, é apenas necessária uma lavagem de rotina. Envolva o bebé numa toalha com capuz e seque-o com pequenas palmadinhas. Se tiver a pele seca ou um pouco de assadura da fralda, poderá aplicar uma loção hidratante suave após o banho. Prontinho, o seu bebê já está cheirosinho e pronto para dormir. Afinal, tem melhor calmante natural do que um bom banho?

FOTOGRAFIA: Cedida pela vovó Carla Medeiros

Fonte:

http://brasil.babycenter.com/a1500187/como-dar-banho-no-beb%C3%AA-0-1-ano#ixzz35TDpX2fU

http://guiadobebe.uol.com.br/banho-do-recem-nascido/

http://www.johnsonsbaby.pt/banhocorpoecabelo/how-to-bath.html

http://www.pampers.com.br/artigos-banho-para-bebe

Um comentário em “Como dar banho no bebê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s