Eu fui Mãe Canguru

Para q10442388_282587351914215_3647346046789678541_nuem não sabe, Marcelo nasceu de 07 meses. Lembro de tantas dificuldades enfrentadas em minha gravidez. Duas quedas graves e infecção urinária a gestação inteira.

Como gostava muito de ler, lia muito sobre o assunto, bebê prematuro. Foi numa dessas leituras que conheci o termo: Mamãe Canguru.

O Método Mãe Canguru, também conhecido como “Cuidado Mãe Canguru” ou “Contato Pele a Pele”, tem sido proposto como uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para bebês de baixo peso ao nascer. Ele foi idealizado e implantado de forma pioneira por Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez em 1979, no Instituto Materno-Infantil de Bogotá, Colômbia, e denominado “Mãe Canguru” devido as mamães cangurus carregarem seus filhotes na bolsa. Como os cangurus nascem imaturos, pois a gestação demora apenas, de 30 a 40 dias (dando à luz apenas um filhote de cada vez), o seu desenvolvimento é no interior de uma bolsa na barriga da sua mãe que se chama marsúpio. Ali, o filhote mama e protege-se.

A ideia do Mamãe Canguru é exatamente está, as mães carregarem seus bebês após o nascimento, de forma semelhante aos marsupiais. O Método Mãe Canguru é definido como o contato pele-a-pele entre a mãe e seu recém-nascido de baixo peso, contato esse prolongado e contínuo, que se inicia no hospital e pode ser mantido em casa. A Posição canguru é para prover calor, amor, estímulos, evitar refluxos, apnéia e abandono. Sendo alimentado apenas, com o leite materno e colocado em posição supina, semidespido, contra o peito do adulto.

O Método Mãe Canguru é muito mais do que a posição vertical em que o bebê prematuro permanece “amarrado” ao corpo da mãe. É um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. O maior objetivo é promover o apego, o incentivo ao aleitamento materno, melhor desenvolvimento e segurança, inclusive quanto ao manuseio e relacionamento familiar. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar nessa.

FOTOGRAFIA:

unnamed

Pra Sonhar – Fotografia

Contato: 8818.1221 / 9874.5877

E-mail: prasonharfotografia@yahoo.com.br

FONTE:

http://prematuridade.com/a-uti-neonatal/mae-canguru#sthash.ZJgTAZyC.dpuf

http://guiadobebe.uol.com.br/mae-canguru-o-carinho-perfeito-ao-nene/

http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a09.pdf

http://www.hminterlagos.com.br/maternidade/metodo_cang.htm

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/SPP_Arquivos/comite_mort_mat_infant/infantil/5mae_canguru_bndes_social1.pdf

Um comentário em “Eu fui Mãe Canguru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s