Como amamentar corretamente

amamentação beehappyfotosQuem disse que amamentar é fácil? Vocês sabiam que se o bebê pegar o seu bico de forma errada, o bico pode rachar e até dificultar a saída do leite materno? Sim, o ideal além de escolher um lugar confortável para se sentar, que tenha um bom apoio para as costas e que não a deixe muito reclinada, é saber como colocar o bebê em seus seios.

Nas posições para amamentar, podemos destacar algumas:

A posição tradicional é a sentada, onde o bebê fica de frente pra mãe, barriga com barriga, e quanto mais colados estiverem, mais fácil é a amamentação.

Na posição sentada invertida, a mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futebol americano, colocando o corpinho debaixo de sua axila, com a barriga apoiada nas suas costelas. A mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Essa posição facilita o bebê a pegar uma boa parte da auréola.

Na posição sentada, tipo cavalinho, o bebê fica sentado de frente para a mãe, barriga com barriga e boca direcionada ao mamilo e auréola. Essa posição favorece a boa deglutição e é ideal para casos de refluxo, prematuros ou bebês portadores de algumas síndromes.

Independentemente da posição que a mãe escolher para amamentar o bebê, é importante que ela esteja relaxada, confortável e bem apoiada, sem se curvar para frente ou para trás.

Na amamentação, a dica para não sentir dor, é fazer com que o bebê pegue seus seios corretamente. Para ter uma boa pega, a boca do bebê deve ser levada em direção ao mamilo, e não o contrário. A mãe deve posicionar o polegar acima da auréola e o indicador abaixo, formando um ‘C’.

Outra dica importante, é antes de colocar o bebê no peito, dar uma “molhadinha” no seu bico e na aréola com seu próprio leite. Assim, quando os lábios do bebê encostarem no seu peito, por reflexo ele automaticamente abre o bocão.

Ao mamar, apega-correta boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios para fora, abocanhando quase toda a auréola e não somente o bico do peito, assim as mamadas serão grandes e espaçadas.

Se precisar, ajude-o a abrir um bom “bocão” puxando um pouco o queixo dele para baixo, com delicadeza. O bebê fica com a boca de “peixinho” ou seja, com o lábio de baixo “enrolado” para fora. Dessa forma a sucção é muito mais eficaz. Você pode fazer isso mesmo que ele já esteja mamando, para entrar mais peito ainda na boca dele.

Quando for tirar a criança do peito, é bom usar a técnica conhecida popularmente como “técnica do dedo mínimo”, onde a mãe coloca o dedo mínimo na boca da criança para enganá-la. Ela aceita trocar o bico do peito pelo dedo e, assim, não puxa o mamilo da mãe com força. Quando o bebê largar a mama, os mamilos devem estar levemente alongados e redondos.

Eu sei, por experiência própria, que nem sempre é como lermos em artigos que tem por aí. Que por mais que tentamos, no começo, a amamentação é bem difícil. A dica que dou sempre para as amigas e mamães de primeira viagem, é: comprar um Bico de Silicone (Fiz um artigo sobre ele) e um desmamador. Dois grandes amigos na hora do desespero. Mas não se preocupem, ao final, acaba dando tudo certo.

FONTE:

http://brasil.babycenter.com/a1500016/como-amamentar#ixzz39QzkETNR

http://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/

http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=158&cat=2

http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=158&cat=2

http://www.personalbebe.com.br/2013/08/campanha-amamentacao-6-dicas-para-uma.html

Anúncios

Um comentário em “Como amamentar corretamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s