Bruxismo Infantil, o que fazer?

BiaMuitas vezes, a criança começa a  ranger ou apertar os dentes, quando estão dormindo, ou até mesmo durante o dia. E ficamos sem saber o que a faz agir dessa forma. De acordo com os especialistas, essa excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes é chamada de bruxismo. O bruxismo causa desconfortos, desgastes dos dentes e dores de cabeça.

O bruxismo infantil é um assunto que ainda é pouco conhecido pelas mamães, eu mesma desconhecia sobre o assunto, já tinha ouvido falar de ranger dos dentes mas não sabia do nome e nem dos problemas que poderiam causar uma simples mania. Por isso é importante você ficar sempre atenta, as vezes a gente pode estar achando que é somente uma mania boba, mas nosso filho pode estar desenvolvendo bruxismo e posteriormente se não for tratado logo pode se agravar e  trazer complicações à mandíbula e aos dentes da criança.

Segundo especialistas, cerca de 6% a 20% das crianças exercem, em algum momento, episódios de bruxismo. Crianças na fase de transição da dentição de leite para a dentição permanente (a partir dos cinco ou seis anos) costumam apresentar o bruxismo, o que por vezes assusta e preocupa os pais. Porém, esse bruxismo é normal e transitório, porque há uma mudança na oclusão da criança e isso faz com que tente achar uma posição mais confortável, o que a leva a ranger ou apertar os dentes.

As crianças alérgicas são os principais alvos do bruxismo, de acordo com a estatística, 60% das crianças
alérgicas apresentam essa incidência, isto é, três vezes maior do que entre crianças não alérgicas.

Mas não se preocupem, detectado o problema, o próximo passo é procurar um profissional capacitado. Provavelmente, a primeira medida que ele tomará, será a de fazer uma plaquinha para a criança dormir (o famoso pijaminha do dente), promovendo um relaxamento muscular. Em seguida, procurar a causa que está gerando tanta ansiedade.

Muitas podem ser as causas, mais as maiores observações dos profissionais são sobre crianças que usam muito o intelecto ou que são  muito estimuladas  às atividades mentais, como: gostar de brincar de escrever, desenhar, assistir muita televisão, ao invés de brincar de correr, com atividades de preferencia ao ar livre e usando a parte motora em equilíbrio com a intelectual.

Dicas para os pais:

– Estimular alimentos fibrosos e em pedaços desde pequenos, para que possam desenvolver uma mastigação vigorosa e eficiente.

– Ter cuidados com hábitos prolongados de chupeta e mamadeira. Eles alteram a mordida da criança podendo criar interferências dentais e alterações musculares e ósseas.

– Procurar propiciar um ambiente tranquilo que anteceda o sono. Evite deixar luzes acesas, assistir televisão ou usar o computador ou videogame antes de ir para a cama

– Atenção na hora de programar a rotina de atividades de seu filho. Lembre que crianças precisam de tempo para brincar.

FOTOGRAFIA: Cedida pela mamãe Luciana Brito

FONTE:

http://www.physicalcare.com.br/Noticias-Bruxismo-infantil.asp

http://www.gazetadecaxias.net.br/2012/07/saiba-como-tratar-o-bruxismo-infantil.html

Saiba mais sobre o bruxismo infantil

http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=73&cat=9

http://doutorathais.wordpress.com/2012/08/13/bruxismo-infantil-porque-e-como-tratar/

Anúncios

Um comentário em “Bruxismo Infantil, o que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s