Brincadeiras que estimulam o bebê

Matéria-1-Educar-Bebê(Pubieditorial) É certo que bebês pequenos interagem pouco, mas isso não quer dizer que brincar com eles não seja importante. Vamos ser sinceros, só de olhar aquela coisinha fofa, num dá vontade de brincar com ele?  Então, aproveite: as brincadeiras funcionam como um estímulo para muitas aprendizagens e conquistas da criança.

A dica da Jungle Kids é que, desde o primeiro dia em casa, seu filho vai estar ligado em tudo que acontece a seu redor, mesmo que não pareça. Conexões estão sendo feitas no cérebro dele e informações, decodificadas e categorizadas o tempo todo. Quando se tratar de um recém-nascido, por exemplo, sempre que mudar as fraldas e estiver mesmo em frente à face dele, ou durante a amamentação, todos os beijinhos e roçar de narizes, ajudam o seu bebê a aprender a focar-se visualmente.

Uma outra dica é mexer a boca, os olhos e as mãos. Uma careta por exemplo. Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição de seu filho. Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca. Ponha a  língua para fora, faça sons com os lábios. Bebês adoram olhar rostos e vai adorar ver sua boca, seus olhos e suas mãos em movimentos diferentes. Mesmo que ele não demonstre grandes reações, como dar risadas, ficará entretido tentando entender.

Mostre a paisagem, bebês adoram janelas! Fique perto do vidro e mostre a paisagem lá fora, as gotas da chuva, o gato da vizinha, o cachorro que passeia na calçada, as flores, os carros e os aviões no céu. Com o tempo, o bebê vai apontar os dedinhos e até reconhecer alguns nomes.

 Mostre objetos como chocalhos, mordedores, móbiles, principalmente se for colorido e fizer algum tipo de barulho também é muito legal para estimulá-lo. Aperte, rode, agite o brinquedo várias vezes. Assim ele aprende como cada coisa funciona.

Coloque música instrumental suave ou canções de ninar para o seu bebê. Fale bastante, conte o que está acontecendo a sua volta, relembre as cantigas de roda que sua mãe cantava para você na infância e suas atuais músicas preferidas. Vale tudo desde que você o faça com prazer. Faça isso trocando a fralda, dando banho, amamentando…Acredite: ouvir a sua voz, o som que mais o acalma no mundo, é uma verdadeira brincadeira.

Outra brincadeira bem tradicional e simples, mas que muita gente esquece: finja que seus dedos são formiguinhas e vá “andando” pelo corpo do bebê. As risadinhas estão garantidas. É na interação com as pessoas e com o mundo que ela desenvolve habilidades motoras, cognitivas, sociais, afetivas e de linguagem, além de se divertirem muito!

FOTOGRAFIA: ARQUIVO JUNGLE KIDS

FONTE:

http://bebe.abril.com.br/materia/brincadeiras-para-fazer-com-o-seu-bebe
http://brasil.babycenter.com/a4300114/20-formas-estimulantes-de-brincar-com-um-beb%C3%AA#ixzz3ArVaYT6A

http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/60577/brincadeiras+que+estimulam+o+cerebro+do+seu+filho.htm

http://demaeparamae.pt/artigos/brincar-com-bebe-estimulando-seus-sentidos

Anúncios

2 comentários em “Brincadeiras que estimulam o bebê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s