Brincadeiras de criança… Como é bom, como é bom.

brincadeiraUltimamente a própria violência urbana vem deixando os pais mais temerosos quanto a deixarem os seus filhos a brincarem na rua. Lembro com bastante carinho da minha infância. Graças a Deus, uma infância muito saudável e bem vivida. Posso dizer com grande orgulho, de que, fui sim… Muito feliz. Gostaria muito que meu filho pudesse vivenciar desses momentos, deixando de lado todos esses cacarecos tecnológicos e pudesse suar de verdade, utilizar sua imaginação e curtir ao vivo os seus amigos.

Sempre que pudemos, o levamos para parques para poder brincar, correr, pular. E em casa, tento fazer com ele algumas brincadeiras que o espaço do meu minusculo apartamento, permita.

Aproveitando esse mês de férias, separei algumas brincadeiras que achava super legal e algumas delas, que vocês podem fazer com seus filhos e eu sempre brinco com Marcelo:

BATATA QUENTE – Quente, quente, quente, quente… queimou! Só precisa de uma bola de meia e uma dose de animação.

ACERTE O RABO DO BURRO – Cada criança terá sua vez de ficar vendada, girar para perder um pouco da noção de direção e tentar colocar o rabo no burro, seguindo as dicas das outras crianças.

CAÇA AO TESOURO – Pode ser um brinquedo, uma cesta com doces, uma caixa de lápis de cor. Monte um mapa do local da festa e dê as dicas. Quem achar primeiro, leva o prêmio!

GINCANAS –  Divida as crianças em equipes e crie tarefas simples, como achar alguém com sapato azul na festa. Marque os pontos de cada time.

DANÇA DAS CADEIRAS – A tradicional. Anima qualquer festa desde o século passado.

ESTÁTUA – Tudo que envolve música alegra e entretém as crianças. Pare o som e veja quem faz a cara mais engraçada ou fica na posição mais difícil de manter. Aproveite para tirar fotos!

MÍMICA – Outro clássico que não pode faltar.

CONTINUE A HISTÓRIA – Comece um conto bem divertido e peça para as crianças ajudarem a continuar.

CORRIDAS – Pode ser do saco, do ovo na colher, do saci. Sempre termina em farra, torcida e muitos gritos gostosos de empolgação.

FALE A PALAVRA – Você fala a letra e cada um fala uma palavra que comece com aquela letra.

TELEFONE SEM FIO –  Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

PASSA ANEL – As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas: “Tome este anelzinho e não diga nada a ninguém”.. Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? Se a criança escolhida acertar ela pega o anel e começa a brincadeira novamente.O anel pode ser substituído por uma pedrinha.

MORTO-VIVO – O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

 

Anúncios

2 comentários em “Brincadeiras de criança… Como é bom, como é bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s