Bebê que chia

10426810_282571511915799_7560287236383282873_nO peito do seu filho está chiando? Calma, não vá já concluindo que ele tem asma. Quadros de infecções do trato respiratório superior ou até resfriados podem provocar esses barulhinhos nos primeiros anos de vida, e não querem dizer que a criança vá ter asma no futuro. No entanto, é preciso investigar outras causas de chiado nesta idade e se a criança tem tendência (fatores de risco) para ter Asma no futuro.

Alguns bebês tem uma tendência a apresentar um chiado respiratório quando apresentam algum quadro gripal. São os bebês chiadores ou sibilantes. Essa tendência pode diminuir com o passar dos anos ou se estabelecer como um quadro de asma. O chiado é um som fino e agudo (como chiado de gato) e não simplesmente catarro em excesso. Significa que os brônquios estão mais contraidos e quando o ar vai sair do corpo, encontra uma resistência maior e leva a esse barulho quando a criança realiza a expiração. Por esse motivo muitas vezes, os médicos utilizam um remédio bronco-dilatador na inalação e eventualmente corticoides para aumentar a passagem do ar.

Outras causas de chiado no lactente são:
· Refluxo gastroesofágico é muito comum nesta idade. A criança não mama corretamente, regurgita muito, pode ter vômitos, tosse com muita secreção e piora geralmente quando deita. O exame ideal para o diagnóstico é a pHmetria, mas pode ser feita também uma radiografia com contraste .
· Resfriados causados por vírus são uma das principais causa de chiado nessa idade e nem sempre levam a asma no futuro!
· Presença de corpo estranho também pode causar chiado e falta de ar.
· Outras causas muito raras são os defeitos genéticos pulmonares, da traquéia e do coração.
· Falha das defesas do organismo como na AIDS, fibrose cística, micoses pulmonares e tuberculose também levam a crises de chiado com falta de ar, febre, emagrecimento geralmente com secreção escura.

O termo chiado no peito tem sido utilizado para referir-se a diversas condições do aparelho respiratório, quer sejam agudas ou crônicas. Quando os profissionais de saúde comunicam aos familiares que uma criança está chiando quer dizer que ela está emitindo um som resultante da passagem do ar pelas vias aéreas (traquéia, brônquios e outras) estreitadas, situadas dentro dos pulmões. Essas vias aéreas poderão estar estreitadas por vários motivos (é como se a água que corresse no interior dos canos de uma casa encontrassem algum obstáculo para sua passagem). Desde acúmulo de secreções (catarro) e inflamações até estreitamento produzido pelas contrações da musculatura dos brônquios (chamando-se a isso de broncoespasmo).

Crianças pequenas têm vias respiratórias estreitas, menos rígidas e com menor número de alvéolos. Possuem também uma relativa imaturidade na defesa do seu organismo contra os germes e agentes agressores do ambiente. Os resfriados (viroses respiratórias) ocorrem com maior freqüência nesta faixa etária e podem ser causadores de chiados no peito. Além disso, crianças permanecem por mais tempo dentro de casa, ficando mais expostas aos inalantes, como poeira, ácaros, etc. E de outros fatores que podem ocorrer provocar sintomas; fumaça de cigarro, odores de materiais de limpeza, dentre outros.

FOTOGRAFIA:

unnamed

Pra Sonhar – Fotografia

Contato: 8818.1221 / 9874.5877

E-mail: prasonharfotografia@yahoo.com.br

FONTE:

http://www.alergiainfantil.com/asma_lactente.htm

http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/pneumologia/pneumologia_asma_bronquite.html

http://www.asmaticos.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=44:asma-na-crianca&catid=4:artigos

http://brasil.babycenter.com/a3400320/asma-1-a-3-anos#ixzz38rFF74fR

http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=299

http://www.procrescer.med.br/vbnews/vbnews_read.php?id=32

http://drsergiospalter.blogspot.com.br/2008/02/beb-chiador.html

2 comentários em “Bebê que chia

  1. tenho uma criança de 2 anos e 2 meses estou tentando encontrar nos postos de saúde o espassador e ñ estou achando. atualmente estou usando um emprestado, mas em breve tenho q devolver pq a pessoa faz uso dele também e no momento ñ tenho condições financeiras para comprar ele esta muito caro. gostaria de saber se tem alguma mãe nesse site q tem e queira passar pra frente q possa me doar ou vender um pouco mais barato, pois minha filha faz uso da bombinha diariamente e ñ pode ficar sem ela por causa das crises. se tiver por favor entre em contato no numero 987174822 falar com Fabiana

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s