Refluxo infantil

10306244_282587371914213_8428990232740346527_n

Já ouviram falar sobre Refluxo infantil ou refluxo gastroesofágico? Não? Refluxo infantil ou refluxo gastroesofágico é o retorno dos alimentos, sólido ou líquido, do estômago para o esôfago. Ele geralmente manifesta-se nos primeiros meses de vida, causando regurgitação ou golfada, que se caracteriza pela saída do leite pela boca após as mamadas, em pequenas quantidades. Quando os bebês possuem esse refluxo normal ou fisiológico, sem prejuízo para a saúde, são chamados de “regurgitadores felizes”.

Falando numa linguagem mais simples, podemos dizer que é  quando o bebê mama, o leite vai para o estômago e a “tampinha” que deveria fechar para o leite não voltar, simplesmente não funciona. Então, normalmente depois da mamada, o leite volta com uma bela queimação e muitas vezes com grandes “golfadas” ou vômitos. Aí, além da dor, o bebê fica sempre com a barriguinha vazia, pois o leite nunca pára no estômago. Pelo que vejo, isso é muito frequente, mas não é nenhum bicho de sete-cabeças! O segredo é ficar atento para diagnosticar o quanto antes!

Mãe sofre quando o filho não come, e ainda mais, no sentido literal da frase, quando não come porque não pode. É muito ruim.

O diagnóstico do refluxo pode ser apenas clínico, ou seja, baseado no exame físico do bebê e na descrição dos sintomas. Existem outros exames para investigar o refluxo, como um raio-X do sistema digestivo (o bebê precisa tomar um contraste).

EXISTEM DOIS TIPOS DE REFLUXO! O Refluxo fisiológico é aquele que a criança regurgita e/ou vomita, mas apresenta um crescimento e desenvolvimento adequado, sorri, tem um sono tranqüilo, se alimenta bem e não tem nenhuma outra manifestação associada. E o Refluxo Patológico ou Doença do Refluxo: caracteriza-se pela presença ou não de regurgitações e/ou vômitos, mas a criança é irritada, chorona, com nagitado e a alimentação é motivo de inquietação. Pode estar associado a complicações respiratórias e/ou otorrinolaringológicas.

Você pode tentar em casa algumas medidas simples para ver se o problema melhora, como manter o bebê em posição ereta por 20 minutos depois de cada mamada e elevar um pouco a cabeceira do berço. Quando amamentar, apoiar o bebê nos braços com a cabeça e o tronco alinhados, de forma que o abdome da mãe toque o abdome do bebê, é a chamada posição “barriga-barriga”; Tocar a mama com o queixo do bebê para liberar as narinas para respirar; Abrir bem a boca da criança para que possa abocanhar boa parte da mama, não permitindo que a criança fique apenas sugando o mamilo; Após as mamadas, para o bebê arrotar, deve-se colocá-lo no colo “em pé” por pelo menos 30 minutos antes de deitá-lo; Evitar balançar o bebê após a mamada; Evitar vestir o bebê com roupas apertadas, especialmente na cintura; Caso seja necessária a utilização da mamadeira, oferecê-la ao bebê sempre elevada, com o bico sempre preenchido pelo leite, para impedir que a criança engula muito ar; Quando for deitar o bebê é fundamental deitá-lo de barriga para cima (chamada posição de segurança) e elevar a cabeceira do berço ou da cama da criança em 30º, para que a ação da gravidade ajude o esvaziamento do estômago.

Em 80% dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos seis meses de vida coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e a condição de uma postura corporal mais ereta. Na dúvida, sempre é bom procurar um pediatra.

FOTOGRAFIA:

unnamed

Pra Sonhar – Fotografia

Contato: 8818.1221 / 9874.5877

E-mail: prasonharfotografia@yahoo.com.br

FONTE:

http://vidademaedani.blogspot.com.br/2011/05/refluxo-em-bebes.html

http://guiadobebe.uol.com.br/refluxo-na-infancia/

http://www.tuasaude.com/refluxo-infantil/

http://brasil.babycenter.com/a2100147/refluxo-no-beb%C3%AA#ixzz38OnWGot9

https://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/category/refluxo-gastroesofagico/

Anúncios

Um comentário em “Refluxo infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s