O VALOR DA BRINCADEIRA

Brincar com os outros é muito importante para o desenvolvimento de uma criança, além de      ajudá-la a fazer, e manter, amizades. Quando as crianças brincam elas aprendem a cooperar, a distinguir os momentos de liderar ou de seguir outro líder, além de desenvolver uma capacidade de resolução de problemas. A Educação Infantil é a fase das brincadeiras, é o momento em que as crianças estão descobrindo o mundo, criando, experimentando.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.

A brincadeira não só desenvolve o lado motor da criança, como promove processos de socialização e descoberta do mundo, proporcionando a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Ela estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. Atualmente as brincadeiras ainda persistem, mas sofrem concorrência com os jogos eletrônicos e esportes tradicionais. Mesmo assim são essas aí:

Queimada: Qualidade física; Agilidade e força.

Como jogar: é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando “queimar” acertar uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro. Este jogo desenvolve a noção espacial-temporal. Recurso: bola (pode ser até de meia)

Pega – pega: Jogo de Perseguição: Velocidade

Como Jogar: Uma criança será o pegador, e as outras, os fugitivos. Quem a criança pegar, será o pegador da vez. Os participantes, combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores, se há alguma regra adicional (como uma proteção contra o pegador), etc.

Peteca: Jogo de qualidade física e Motora: força, flexibilidade, velocidade, coordenação, resistência.

como jogar petecaComo jogar: O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o solo numa área definida. Quando alguém deixa a peteca cair, sai da brincadeira. Também é possível brincar sozinho, jogando a peteca para cima o máximo que conseguir.

Pular Corda: Jogo de qualidade física e motora: Ritmo e a Expressão Corporal.

Pularcorda2 De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda!Como jogar: Duas devem segurar as extremidades da corda, girando a mesma. Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando alguma cantiga. As cantigas geralmente dizem aquilo que a criança deve fazer. Quem conseguir chegar primeito ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.

OS JOGOS DE TABULEIRO:

Jogo de Damas: O jogo de damas tem por objetivo socializar e interagir sujeitos “adversários” onde há de existir um vencedor e um perdedor. A interação pela dupla jogadora faz da atividade um fim recreativo, além de ser um instrumento educacional. Desenvolve a habilidade psicológica: atenção, percepção e raciocínio lógico.

Jogo da Memória (Libras): Jogo de habilidade psicológica: desenvolve atenção, percepção visual, raciocínio lógico e aquisição linguística. Objetivo: Desenvolver estratégias de memorização e estabelecer relações entre imagens e as línguas envolvidas (português/Libras) e posição no tabuleiro.

FOTOGRAFIA:

Ivan Torres – Fotográfia

www.ivantorres.com.br

(81) 8874-1455

FONTE:

http://guiadobebe.uol.com.br/o-valor-da-brincadeira/

http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf04.pdf

http://meussonhosdevida.blogspot.com.br/2013/08/brincadeiras-de-crianca.html

http://omundoinfantiljogosebrincadeiras.blogspot.com.br/p/webfolio-brincante.html

Um comentário em “O VALOR DA BRINCADEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s