Esportes é essencial!!!

Desde muito pequeno, sempre fizemos questão de introduzir os esportes na vida do nosso filho. Não só por estímulo, mas também, uma forma de poder fazê-lo crescer consciente à respeito de sua saúde.Por vir de uma família de esportistas, acredito muito que ele além de desenvolver o corpo e a mente, é um verdadeiro incentivo desde a infância.

Desde pequenininho, passei a introduzir a prática esportiva na vida de Marcelo. Pelo fato dele ser bastante alérgico, inicialmente começou na natação e com o tempo, foi pegando gosto por todos os tipos de esportes. Eu acredito que a prática esportiva é um excelente estímulo para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo.

E não é só importante apenas para o desenvolvimento físico e motor, não. É através dela, que começa o  desenvolvimento social das crianças. Em todos os esportes há regras e condições. Os nossos filhos, conseguem compreender formas de relacionarem-se uns com os outros, trocando experiências, competindo e se ajudando.

Desde que me conheço por gente (hehe), escuto todos falar da importância de se exercitar, seja ele qual for. Que praticando esportes, de uma certa forma, posso até prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Cada vez que começamos a nos exercitar, ficamos mais preocupados com o nosso condicionamento físico. fazendo com que, passemos a buscar hábitos de vida saudáveis, desde muito cedo. Quanto antes a criança aprender a importância de cuidar da saúde, mais chances ela terá de se tornar um adulto saudável.Outro fator muito importante que o esporte traz para as crianças é a noção de como lidar com a derrota. Lembro da segunda luta de Marcelo no Judô, ele perdeu. Ao sair do Campeonato, desolado, ele olha para mim e fala: ‘Errei a perna, num foi mamãe?” Na mesma hora, olhei para ele e disse: “A gente nunca ganha todas, meu amor. Você ganhou a primeira, perdeu a segunda. Ganhará outras e perderá também. Não se preocupe. O que importa é se divertir.” Ele enxugou as lágrimas, olhou para mim e respondeu: “Sim, mamãe, e eu me divertir muito”. E saiu como se nada tivesse acontecido. A derrota dos nossos filhos é a oportunidade que temos de enfatizar a criança que o importante é  competir, a vitória e a derrota nem sempre são importantes. Portanto, perder também faz parte, mas haverá outras chances de ganhar. E Marcelo não vê a hora de ter outra competição de Judô, viu tio Pedro?

Fonte:

http://www.acolhida.org.br/esporte-na-infancia-a-importancia-do-incentivo-saudavel/

http://guiadobebe.uol.com.br/o-esporte-na-vida-da-crianca/

FOTO: Arquivo Pessoal

2 comentários em “Esportes é essencial!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s