Desfraldamento – Muita calma nessa hora.

PenelopefilhoO sonho de muitos pais é a hora em que seu filho não precisará mais usar fraldas. Afinal, tem coisa mais legal do que não precisar mais trocá-la?? Nem chegar na fila do caixa e ver que aquele pacotinho, custou a metade do seu orçamento??

Mas, para algumas pessoas, o desfraldamento é um momento de muita angustia e ansiedade. Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.Não existe uma idade certa para aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada. Se você souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranqüilo para ambos. É uma conquista dela, não sua.

Atenção, Só inicie o processo de desfraldamento quando seu filho mostrar que está preparado.

Embora cada criança apresente um ritmo próprio de aprendizagem e desenvolvimento, que deve ser respeitado, existem algumas estratégias que podem facilitar a transição do uso da fralda para o uso da privada ou penico. A primeira delas, sem sombra de dúvida, é a paciência!

Para que a criança aprenda a usar o banheiro, é preciso que você a ensine. Diga a ela quais são as etapas: avisar que precisa ir ao banheiro, despir-se, limpar-se, dar descarga e lavar as mãos. Cada uma dessas etapas leva algum tempo. Por isso, lembre-se de reforçar o seu sucesso, com elogios ao final de cada etapa.

Caso a criança tenha algum problema com a privada, já que na maioria das vezes, a sua imaginação “cria asas” e ela possa se assustar com o tamanho do buraco do vaso, ou até mesmo da descarga.

Pode parecer estranho para um adulto, mas faz sentido para uma criança pequena morrer de medo do vaso sanitário: é uma coisa grande, gelada, faz barulhos e “engole” as coisas. É compreensível que muitas crianças não queiram nem chegar perto daquele troço.

Nesse caso, o melhor que tem a fazer, é comprar um penico. Até mesmo porque, com os pés apoiados no chão, a criança vai ter mais facilidade para fazer força na hora de fazer cocô. Você pode até deixar seu filho colar adesivos na parte de fora, para enfeitar. Existem também penicos que imitam o vaso sanitário. E penicos com inúmeros desenhos que a criança fique encantada. Vá com eles,Exibir álbum escolher o penico. Assim, eles se sentem mais empolgados com a ideia.

Primeiro, comece a acostumar seu filho a sentar no penico. De roupa, mesmo. Depois sua meta será a de convencê-la a sentar sem a fralda. Segure a ansiedade e deixe que ela só se sente ali, para ver como é.

Caso seu filho se recuse a se sentar no penico, brinque com um boneco ou um bichinho de pelúcia, colocando-o lá e finja que ele está fazendo xixi. Mostrar como se faz xixi, também é i
mportante. Principalmente se são meninos, sempre é bom o pai fazer xixi na frente dele, para ele ter noção que se faz em pé. Uma forma de notar que há diferenças na forma de urinar.

Legal também é estimular a usarem cuecas e calcinhas. Para eles saberem a diferença de quando devem procurar o penico. Para incentivá-los, você pode comprar cuecas e calcinhas de personagens ou com desenhos fazem sucesso. Sempre dizendo o quanto ele já está grande e importante por já usar cueca e/ ou calcinha.

No final, além da criatividade e o esforço, o que vale é a paciência para esperar o momento correto. E jamais, utilizar a comparação. Lembrando sempre, cada criança né única. E cada uma tem seu tempo. Boa Sorte!

FOTOGRAFIA: Cedida pelas Mamães Penélope Pedrosa e Luciana Brito.

FONTE:

http://brasil.babycenter.com/a3400194/problemas-e-solu%C3%A7%C3%B5es-no-desfraldamento#ixzz35bEQgMz5

http://brasil.babycenter.com/a3400179/desfraldamento-para-iniciantes#ixzz35bDiLgTv

http://www.pampers.com.br/aprendendo-a-usar-o-banheiro:-passo-a-passo

http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=302&cat=3

http://www.papodemae.com.br/2012/12/desfraldamento-para-iniciantes.html

http://ninguemcrescesozinho.com/tag/desfraldamento/

10 dicas para desfraldar seu filho!

Um comentário em “Desfraldamento – Muita calma nessa hora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s