Alergia Infantil

Alergia-bebe-1aQuem tem filho com alergia, já sabe que é no outono e no inverno que as crianças mais sofrem com problemas respiratórios, sendo que a asma e a rinite são os mais comuns. As mudanças bruscas de temperatura e a maior incidência de gripes e resfriados são fatores que tornam os alérgicos mais suscetíveis a crises.  Até hoje, passamos por isso com o nosso filho.

Sei que o maior problema das alergias é a genética, como eu e meu marido somos extremamente alérgicos, claro que nosso filho não podia ficar de fora. Ele chega a ser campeão das ites (Rinites, otite, faringite.. etc). Como ele ficava em hotelzinho, lembro em faltar o trabalho quase toda segunda-feira com meu pequeno doente. Sempre o mesmo problema, as alergias. Fizemos um quarto lindo, com tudo combinado… Papel de parede, kit berço, cortina… etc. No seu segundo mês, tiramos tudo, não salvou nem o cortinado.

Depois de 2 internamentos devido a saturação da respiração que caiu muito, e o segundo internamento, ele ter que fazer fisioterapia respiratória para poder receber alta, eu já estava bitolada. Coisas geladas, nem pensar. Praia?? Eu levava 3 sungas. Não ficava descalço de jeito nenhum e fizemos todos os tipos de tratamentos possíveis e recomendados. Com o passar do tempo, ele foi melhorando.

Sim, a idade influência, pois a criança passa a possuir anticorpos para lidar com as alergias. Essas alergias nada mais é que, uma resposta de defesa que o organismo manifesta quando acha que encontra um agente ofensivo ao corpo. No corpo alérgico ocorre uma superprodução de anticorpos para agressores não tão perigosos assim. Aí, uma simples poeira no assoalho pode ser identificada como agressor e o corpo passa a reagir como faz com bactérias e vírus. A partir dessa sensibilização, se houver contato com o agente, os sintomas alérgicos aparecerão.

A criança com uma alergia respiratória pode ter nariz entupido e/ou coriza, espirros, coceira na pele e nos olhos e/ou olhos vermelhos, lacrimejantes ou até mesmo dificuldade para respirar. É desnecessário dizer que isso pode ser muito desconfortável.  Produtos de higiene pessoal, como sabonete e xampu, de limpeza pesada e aqueles com corantes são os mais famosos causadores da alergia. Mas, os alimentos também não ficam fora de questão, eles são responsáveis por 90% dos casos. Os alimentos mais causadores de alergia são o leite de vaca, o ovo, a soja, o trigo, o amendoim, as nozes, os peixes e os mariscos. Entre eles, o mais preocupante é o leite, que costuma ser frequente no cardápio infantil. É claro que a resposta depende de outros fatores e, entre eles, está a predisposição genética para o problema e como os alimentos foram introduzidos na rotina da criança.

As alergias permanentes ou crônicas são geralmente causadas por fatores presentes no ambiente o ano todo, como pêlo animal, poeira ou penas. A rinite alérgica é uma inflamação crônica da membrana mucosa que reveste as vias nasais, causada por uma reação alérgica. É caracterizada por nariz entupido, coriza, espirros freqüentes e uma tendência a respirar pela boca. Que é o caso do meu pequeno.

As crianças possuem maiores chances de desenvolver algum tipo de alergia que os adultos, especialmente as alergias alimentares, mas neste caso à medida em que o sistema digestivo e respiratório amadurece, a alergia pode ser naturalmente eliminada. Pode ter certeza, é mais fácil uma criança aos seis anos está curada de uma alergia do que um adulto de 30. Geralmente, o adulto passa a ter alergia para o resto da vida.

FONTE:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1605-15326,00.html

http://br.guiainfantil.com/alergia.html

http://www.tuasaude.com/alergia-em-criancas/

http://bebe.abril.com.br/materia/os-campeoes-da-alergia

http://vilamulher.com.br/mae-filhos-familia/criancas/como-tratar-alergias-em-criancas-8-1-55-455.html

 

Anúncios

Um comentário em “Alergia Infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s