A importância com os dentes da criançada

ImageFiquei assustada, quando Marcelo chega da casa de sua avó, com apenas 05 anos, com o dente na mão e a janelinha na boca. Jurava que ele havia levado uma queda. Mas, logo percebi que aquele meu bebê estava crescendo. Ele estava na fase de trocas do dentes decíduos, mais conhecidos como dentes-de-leite ou dentes temporários.

Eu realmente não sabia, mas essa troca de dentição geralmente ocorre a partir dos 5 anos de idade até os 7. Do mesmo modo que existe variação na época de nascimento dos dentes de leite, existe a variação para iniciar a troca. De acordo com os dentistas, a preocupação só deve ocorrer se o atraso for muito acentuado e o odontopediatra deve acompanhar e solicitar radiografias, caso ache necessário. Essa troca de dentes de leite por dentes permanentes vai ocorrer até por volta dos 12 anos. Nessa fase em que estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes é chamada de dentição mista.

Normalmente o que faz o dente de leite cair é a pressão exercida pelo seu sucessor permanente. Assim, ele não demorará muito a aparecer na boca (média de um mês). Mas, em alguns casos, pode acontecer de o processo ser mais demorado. Isso acontece principalmente com os incisivos laterais superiores e devido à falta de espaço. Gengivas fibrosas também podem dificultar.

A fase da troca é variável de criança para criança. “Normalmente, os primeiros dentes de leite a cair são os da frente e embaixo (na mandíbula), chamados incisivos centrais inferiores. Depois, caem os mesmos superiores, num outro momento, os laterais inferiores, os superiores, os caninos inferiores, os molares inferiores, os molares superiores e, por fim, os caninos superiores.

Os dentes-de-leite, são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, para que seja efetuada uma boa mastigação.

É importante os pais saberem sobre a erupção e troca dos dentes de seus filhos, isso garante um melhor acompanhamento da saúde bucal de seus filhos. Visite a cada 6 meses no dentista!

Fonte:

http://www.totalden.com.br/troca_de_dentes.html

http://guiadobebe.uol.com.br/as-fases-de-crescimento-dos-dentes/

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27–133-20100329LINKCHMtit=fada+dos+dentes+conheca+o+ciclo+da+troca+dos+dentes+nas+criancas

http://www.abcdasaude.com.br/odontologia/a-crianca-e-os-dentes

http://www.coisademae.blog.br/saude/denticao/

http://www.atmosferafeminina.com.br/Colunistas/Carmen_Ines/A_crianca_e_a_troca_dos_dentes

Anúncios

Um comentário em “A importância com os dentes da criançada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s